sábado, 30 de agosto de 2008

Conheça o Produto

Melancia, gostosa por natureza

O que caracteriza a melancia, de ser deliciosa, saborosa e refrescante, é que possui excelentes propriedades diuréticas, sendo por isso recomendada aos que têm problemas renais.
Uma de suas maiores qualidades é ser refrescante do sangue - em razão disso deve-se comê-la antes ou no intervalo das refeições e nunca após, pois isso pode provocar digestação mais lenda devido à enorme quantidade de água que contém.
As sementes da melancia, torradas e aplicadas sobre qualquer ferida, acalmam a dor.
Sua conservação se dar em geladeira por duas a três semanas.
No mercado da Ceasa-Fortaleza existem uma variedade de melancia para comercialização é a redonda.
A melancia redonda é originária do estado de São Paulo e sua safra se dá o ano todo sendo o período de Julho a Dezembro onde seu ciclo é mais atuante ficando o pico para os meses de Setembro e Outubro. Já a produção Paulista vai de Novembro a Dezembro.
A melancia é um produto que não utiliza embalagem, são transportadas em caminhões com grandes de madeira que comporta em média 500 frutos ou 15 mil/kg. No mercado atacadista da Ceasa-Fortaleza o fruto é comercializado no galpão aberto, conhecido como (GPF) galpão permanente de frutas. Seu manuseio deve ser observado quanto ao:
a- Choque
b- Carga
c- Descarga
O empilhamento deve ser feito cuidadosamente a fim de evitar o desmoronamento. Normalmente em cima de pallets de madeira.
Componentes Nutritivos
- Vitamina A e em menor quantidade vitamina B1, B5, e C
- Fósforo
- Ferro
Funções
- Limpa os rins, intestinos e estômago
- Indicado para pessoas com problema de gordura
- Auxilia em casos de bronquite, reumatismo e erisipela ( casca triturada, suco e pinceladas).

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Conheça o Produto

Manga, uma delícia cheia de vitamina A e C.
A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pode ser degustada de varias maneiras, através de sucos, sorvetes, geleias, "in natura" e doces.
Embora varie muito de tamanho, cor e forma, as mangas apresentam sempre polpa suculenta e sabor definido. São comercializadas no mercado da Ceasa-Fortaleza-Ce, varias variedades de mangas; Como augusta, coite, Espada, jasmim, itamaracá, rosa, tommy Atkins, bola de ouro, haden, keitt e palmer.
Componentes nutritivos:
Rica em vitaminas A e C, mais quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio e fósforo. A manga é ótimo purificador do sangue e bom diurético, além de promover a regularidade intestinal. Comida na parte da manhã, combate a acidez e outras doenças do estômago.
Deve-se evitar as mangas amassadas e rachaduras; se estiveram cobertas com excesso de líquido também não servem; isso indica que a fruta está passada.
A conservação da manga se faz em lugar ventilado, Se estiver verde, pode-se apresentar seu amadurecimento deixando-a por alguns dias abafadas ou embrulhadas em papelão ou jornal.
Funções:
- Recomendado na formação dos dentes
- Colabora no crescimento
- Auxilia a visão
- Colabora na cicatrização dos machucados.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Hortigranjeiros em Destaques

Produtos com preços em queda
4º Semana de Agosto/2008

Frutas:
Acerola, Banana Prata, Goiaba, Maracujá, Melão Japonês e Espanhol (amarelo), Tangerina Murkot.
Hortaliças:
Alface, batata-doce, Coentro, cebolinha, cenoura, beterraba, Berinjela, chuchu, pepino, pimentão, repolho e tomate.



domingo, 24 de agosto de 2008

Conheça o Produto

Chuchu Como comprar

É a hortaliça-fruto mais falada em relação a mudança de preços, pois sua produção depende inteiramente das condições climáticas. Os frutos novos não suportam o frio, além do mais necessitam de umidade e bastante água.
O produto ideal para o mercado, deve ter boa coloração verde escuro, frescos e não ter atingido o crescimento total.
Deve ser evitado atrito entre os produtos e estocagem em locais secos e de alta temperatura. Quando manipular o produto em caixas de plásticos e abertas, sacos de polietileno, evitar a colocação de uma a caixa sobre a outra, a não ser que seja usados pálitos adequados.

sábado, 23 de agosto de 2008

Curiosidade

O alho contra bruxaria
"O odor do alho afasta todas as feitiçarias, porque nenhuma resistência à barreira invisível determinada por ele. Onde existe alho, não há bruxaria por perto. Os animais fabulosos fogem dele, mula-sem-cabeça, papa-figo, Sasi Perere, burrinha-de-padre, chupa-cabra, fantasmas e lobisomem. O caipira foge de quem mastiga alho. Essa tradição europeia transferiu-se ao Brasil, onde se popularizou. O alho é um amuleto natural. (...) No fundo dos rios ou recesso das matas tropicais, botos e curupiras tiveram pelo alho a mesma evitação dos ente sobrenaturais na Europa. Uma cabeça de alho, folhas de Arruda, pimenteira, pedrinha de sal, dente de alho, encerrados em saquinho discretamente usado, é poderoso amuleto."
Fonte:
Dicionário do folclore brasileiro
Luís Câmara Cascudo

sábado, 16 de agosto de 2008

Análise de Mercado

Grande oferta de tomate preços dispencam

Incrementada pela abundante safra dos campos cearenses, principalmente da microrregião da "Ibiapaba", a oferta estadual do tomate de variedade "Longa-Vida" , nas duas primeiras semanas do mês de Agosto, superou em 40% o volume global, transacionando no período no mercado atacadista da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A. Todavia, a nível de comercialização estadual, observou-se que no transcurso de Julho, os quantitativos ficaram bem aquém dos computados no mês anterior, onde foi necessário carregar tomate de outros estados como do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.
Detalhando-se a origem da "solanáceas", observou-se que a maior parte do produtos comercializado no mercado local, foi proveniente dos municípios de Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito, Croatá e Ibiapina, ficando um parcela para a microrregião do Maciço de Baturité, através dos municípios de Aratuba, Mulungu e Guamiranga.
Em razão deste crescimento da oferta do produto, as cotações médias da hortaliça-fruto, no âmbito do mercado da Ceasa-Fortaleza e Ceasa-Tianguá, declinaram no decorrer do início do mês de Agosto frenta as registradas no mês anterior.
Os preços praticados neste início de mês no atacado na capital cearense oscilaram entre R$ 2,00 a R$ 8,00 a caixa com 20/kg. Para um declínio de 66,3% em comparação com a semana anterior.
A queda dos preços decorre do aumento da oferta, que por sua vez, reflete o incremento da colheita do tomate nos campos dos principais municípios produtores.
Vale lembra que os preços praticados nas ultimas semanas foram os mais baixos já visto nos últimos oito anos. Com os preços frouxos no mercado quem leva vantagem é o consumidor que pode comprar o produto mais barato e em quantidades maiores.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vantagens para o Consumidor

Produtos com Boa Oferta no Mercado
*Época de Comprar - Agosto/2008.
- Frutas: abacate, Abacaxi, Banana, coco verde e coco seco, laranja, pêra, limão, tangerina, maça nacional, mamão havay, maracujá, melancia, melão amarelo e uva.
- Hortaliças: Alface, cebolinha, coentro, couve, couve-flor, repolho, abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, feijão verde, maxixe, pepino, pimentão, quiabo e tomate, alho, batata-d0ce, batata-inglesa, beterraba, cenoura, inhame e macaxeira (aipim).

Conheça o Produto

Tomate, energizador sempre às ordens

O tomate é a segunda hortaliçã-fruto de mais largo consumo no Brasil, perdendo apenas para batata inglesa (batatinha). A relação de suas qualidades é bem extensa - representa uma fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e magnésio. Mas o principal componente do tomate é mesmo a vitamina C, que dá resistência aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a fragilidade dos ossos e a má-formação dos dentes, contribuindo no combate a infecções e na cicatrização de ferimentos.
É longa também a relação de outros benefícios trazidos pelo tomate: é um energizador do organismo, purificador do sangue e auxiliar do combate às doenças do fígado, ao desgaste mental, às perturbações digestivas e pulmonares. O suco do tomate puro, servido com salsa, ajuda a dissolver cálculos renais e exerce efeito anti-séptico contra infecções em geral, neutralizando resíduos ácidos.
Para comprar tomate, é preciso levar em conta a forma como vai ser preparado. Para molhos, sopas ou cremes, os tomates precisam ser bem maduros, vermelhos, sem machucados ou manchas. Para saladas, precisam ter cor uniforme e ser firmes e lisos.
maduro, o tomate conserva-se em geladeira por uma semana.
Fonte:
Guia Cardápio de Alimentação
COLUMBUS CULTURAL

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Análise de Mercado

Morango em Plena Safra

As expectativas do mercado deste fruto na Ceasa-Fortaleza se concretizaram, no período em estudo, visto que historicamente, nos meses de Agosto cresce a colheita do produtos em outros estados do país, principalmente no Espírito Santo e Distrito Federal e Paraná, e já é visto claramente no mercado a grande oferta do fruto, podendo atingir até 100 toneladas neste mês de Agosto.
Vale lembrar que a safra do estado de São Paulo, a produção está concentrada nos municípios de Campinas, Jundiaí e na região de Atibaia, que é responsável por 65% do abastecimento e comercialização no mercado Paulista, onde deve atingir a sua maior média histórica, no entando o estado do Espírito Santo passa a ofertar o produto com maior intensidade para o mercado local , através do município de Venda Nova do Imigrante, que até o momento já envio para o mercado atacadista de Fortaleza mais de 25 toneladas,.
Vale lembra que sua safra vai até Novembro ficando o pico da comercialização nos meses de Agosto e Setembro.
O morango é um produto altamente perecível. A safra no Espírito Santo , São Paulo e Distrito Federal se dá no período da secas.
A conservação deste produto deve ser feita na própria embalagem.
Com relação as preços praticados nos últimos meses do ano, podemos afirmar que os mesmo entraram em declínio.
Segundo o Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola -SIMA-CE, historicamente os preços médios foram praticados Assim: Unidade caixa de (kg), nos meses de Jan-11,75 - Fev-10,69 - Mar-14,84 - Abr-17,35 - Mai-15,28 - Jun-11,49 - Jul- 11,00 .
Na primeira semana do mês de Agosto o morango declínou nos preços na Ceasa-Ce- sendo comercializado entre R$ 7,00 a 9,00/kg.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Conheça o Produto

Alface, a vantagem de ser comida crua

A alface é uma excelente fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais de cálcio e de ferro. Porque é consumida crua, conserva todas as propriedades nutritivas, além de fornecer intatas fibras em celulose, proporcionando os princípios que favorecem o funcionamento normal do intestino.
Entre muitas propriedades, é também considerada ótimo calmante e remédio contra insônia.
Na compra, dê preferência à alface de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos. Para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardar a alface na geladeira, embrulhada em saco plástico; assim ser conserva por cinco a sete dias.
Fonte:
Guia Cardápio de Alimentação
COLUMBUS CULTURAL

sábado, 2 de agosto de 2008

Análise de Mercado

Cai o preço das folhosas

No mercado atacadista da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A, CEASA-CE, foram comercializadas no mês de Julho de 2008, aproximadamente 175 toneladas de Alface, Coentro e Cebolinha, ocorrendo assim um acréscimo na ordem de 25% do montante transacionado.
A microrregião do cinturão verde da grande Fortaleza foi responsável por 99,5%% das quantidades postas a venda no mercado local, através das localidades de Messejana, Barra do Ceará, Lagoa Redonda, Prefeito José Walter e Grande Mondubim e pelos municípios de Aquiraz, Eusébio, Guaiuba, Maracanaú , Pacataba e Maranguape.
No tocante a preços das pesquisas sistemática do Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola SIMA, a hortaliças-folhas , foram comercializadas em baixa, sendo que o coentro e a cebolinha despencaram 37,9%, no comparativo Julho com Junho -2008, no entanto o alface declinou 16,9%. Sendo que a parelha de coentro e cebolinha foram vendidas entre R$ 0,15 a R$ 0,18 já a alface fechou o mês variando entre R$ 0,70 a 0,80 o pé.