sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conheça o Produto



Foto: Mercado da Ceasa-Ce.
Uso Medicinal:
O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e cura diversas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição ao corpo e saúde a todos os seus órgãos. Combate os males produzidos pelo comer carne, perturbações digestivas, prisão de ventre, flatulências, abcessos estomacais, reumatismo, afecções dos rins, do fígado, da pelo.
Valor alimentício:
O abacate é uma das frutas mais nutritivas que existem, justamente porque quase 30% do seu conteúdo é massa consistente.
O abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo que os outros frutos, exceto a banana.

Folclore Brasileiro





Comida com outro Sentido

Curiosidades:

Empada: Preguiçoso, lerdo, poltrão, negligente, Visita inoportuna.

Farinha: Abundância, fartura. Gente como farinha.
Farofa: Vaidade, presunção, gabolice, ostentação, falsa. farofeiro. por fora muita farofa, por dentro mulanbo só.

Filé:Moça nova, sadia, atraente, Rapaz afeminado.

Feijão: Comida diária, o trivial, o passadio comum.

Fruta: Aguardente. Gosta da fruta: cachaceiro. Fruta verde, mocinha; jovem namorada curiosa de agrados. Fruta nova, pessoa atraente, estrangeiro, Meretriz recém-chegada.

Furrundum: Doce de cidra ralada, com rapadura ou açúcar-mascavo. Entre os caipira de São Paulo é também discussão, barulho , briga.Galinha: covarde, molerião, assustado.Pederasta: Mulher lasciva e fácil. Galinha morta, incapaz de reação, isnerte. Comendo galinha, mulher de resguardo, parturiente.

Galo: Brigão, provocador, arruaceiro.Ganso: Bebedeira, pileque. Viver no ganso.Garapa; Solução fácil. Foi aquela garapa.

Goiabada: Solução imprevista; transação mais rendosa e fácil do que se previa. Que tal o negócio? Goiabada, amigo.

Grude: Namorar agarrado.

sábado, 24 de outubro de 2009

Vantagens Para o Consumidor



Produtos com boa Oferta no Mercado

Época de comprar Outubro/2009

Frutas: Abacate - Abacaxi - Banana Prata, Pacovan e Maça - Caju - Goiaba - Laranja Pêra - Maracujá - Melão amarelo, Japonês , Galia e Sapier - Melancia - Morango - Sapoti - Jaca e Tangerina.

Hortaliças: Abobrinha - Acelga - Abóbora de Leite, Caboclo e Jacarezinho - Cebolinha- Coentro - Alface - Batata doce - Beterraba - Cenoura - Pimentão - Pepino - Chuchu - Repolho - Tomate.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Análise de Mercado

Foto: Mercado da Ceasa-Ce

Grande Oferta de banana preços dispencam

O Comércio com a banana de variedades prata e pacovan depois de passar vários meses com suas quantidade ofertadas reduzidas no primeiro semestre, voltam a apresentar aumento nos volumes comercializados.
Tal incremento foi decorrente das maiores colheitas nas principais zonas bananicultoras do estado do Ceará, principalmente na microrregião do maciço de Baturité, através dos municípios de Redeção, Palmácia, Pacotí, Aratuba, Mulungu, Capistrano e Guaramiranga. Vindo outra parcela da micorregião de uruburetama através dos municípios de Itapajé, Pentecoste e Uruburetama. Outra região que desponta com a variedade pacovam e o Baixo Jaguaribe, através do municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Quixeré.
No tocante a preços no período atingindo o menor preço na série histórica, variando entre R$ 3,00 a 4,00 a tipo 2ª segunda enquanto a 1ª varia entre R% 5,00 a 8,00 o cento.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Análise de Mercado


Foto: Box Mercado Ceasa-Ce

O Morango já é Produzido em escala Comercial no Ceará.

Na microrregião da Ibiapaba, no município de São Benedito, em um sitio de 5 hectares, o produtor Claudemire C. Pereira produz morango a quase um (01) ano. Com 1/2 hectare plantado, ele colhe cerca de 100 caixas/dia, no pico da produção podendo colher até 400 caixa/dia com a variedade Aromas.
Uma das vantagens da produção em nosso estado é que o produto tem maior teor de Brix, textura homogenia e mais firmeza do que os morangos produzidos em outros estado. Como se trata de uma cultura nova na região, a incidência de pragas é menor, e consequentemente, usam-se menos agrotóxicos.
Algumas das vantagens para o comércio cearense é que o morango sendo produzido aqui no estado, não necessita de transporte refrigeração, tem menor tempo de transporte e menos avarias. Além de tudo, traz mais rentabilidade para as famílias envolvidas neste projeto.
Vale lembrar que a plantação do fruto em escala comercial está acontecendo a partir deste mês de Outubro
Com relação ao preço está sendo comercializado a R$ 12,00 a caixa com 1.200kg.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Conheça o Produto



Foto: Box do Mercado da Ceasa-Ce.

Cebola (Allium cepa).

A Cebola pertence ao mesmo gênero do alho, o bulbo é uma planta herbácea com folhas cerosas. suas raízes facisculadas cresce até 60 cm de profundidade. A parte mais conhecida é formada pelo bulbo, composto pelas bainhas carnosas da folhas cobre-postas. O bulbo é recoberto por uma película brilhante, cuja coloração muda de acordo com a variedade. A cebola é adaptada aos climas temperados, tropical, sub-tropical e semi-árida do nordeste. A cebola exige bastante água durante seu crescimento e seca na fase de maturação, depois que o bulbo atinge seu desenvolvimento máximo. Quando as folhas secarem, arranque as plantas e deixe-as ao sol durante um ou dois dias, arrumadas de modo que as folhas cubram os bulbos. Depois, estoque em local arejado.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Análise de Mercado

Foto: Galpão do Mercado da Ceasa-Ce.

Abacate em Plena Safra no Sudeste

Em Agosto de 2009 foram negociadas aproximadamente 803,8 toneladas de abacate neste entreposto este volume esteve praticamente -4,4% abaixo daquele registrado no mês anterior, o que vem de encontro às expectativas do mercado. Esta queda era esperada, visto que neste período do ano é o inicio da nova safra nesta região do país, já para o mês de Setembro os volumes apresentados foram superior em torno de 4% isto revela a boa oferta do fruto no momento no mercado atacadista da Ceasa-Ce. Registrando até o o momento 867,5 toneladas.
Detalhando-se a origem do produto podemos afirmar que o estado de Minas Gerais vêm liderando o envio para o mercado local, através do municípios de São Gotardo, Rio Paranaiba, Campos Altos, Sacramento, Serra do Salitre, Ibia, vindo em seguida o estado do Espírito Santo, através do municípios de Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.
No que se refere a preços a Pesquisa do Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola -SIMA-Ce, revela que o fruto está sendo comercializado entre R% 1,00 a 1,20/kg.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Análise de Mercado


Programa Ceasa nos Bairros.

O Mercado Popular Móvel está todos os dias no seu bairro e região da Grande Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Caucaia.
Comercializando cinquenta e cinco produtos hortigranjeiros diretamente da Ceasa-Ce, para sua mesa com qualidade e fresquinhos. Venha conferir.
Informações ASSUCECE: 3299-1250