segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Análise de mercado




Foto: Amanda Duarte



Milho em grãos fica mais caro



O mercado atacadista da Grande Fortaleza, registou nos meses de Setembro e Outubro um dos maiores aumento do produto nos ultimos cinco anos. O Brasil é o terceiro maior exportador do cereal, perdendo apenas para os E.U.A e Argentina, sendo que 67% do milho para exportação é oriundo do Estado do Mato Grosso, através dos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. Já o Estado de Goiás o destaque fica para os municípios de Chapadão do Céu, Jataí e Rio Verde. Vale lembrar que o Estado de Minas Gerais também se destaca na produção dos grãos através dos municípios de Unaí e Uberaba. Já o Estado do Paraná, agora que começou o seu novo plantio onde se espera uma nova colheita só daqui a dois meses, os principais municípios produtores, podemos citar Cascavel, Ponta Grossa Mandaguari e Assis Chateabriand.
Esse aumento visto no mercado já impactou em 33% nos preços da alimentação animal e humana.
Haja visto que o milho é a principal matéria-prima na fabricação de ração para as aves e bovinos.
O preço do milho começou a subir após o reflexo da alta internacional causada pela quebra da safra de trigo na Russia, Cazaquistão e parte da Europa.
A saca do milho que antes custava R$ 30,00 hoje está sendo vendia entre R$ 40,00 a 42,00 o saco de 60kg.
Por outro lado a produção dos Esados do Nordeste ficou muito abaixo do esperado, devido ao pequeno quadro chuvoso registrado na região.

Nenhum comentário: