quarta-feira, 27 de março de 2013

Análise de Mercado

Tomate


As transações comerciais com o tomate nos galpões da Ceasa-Ce atingiram um volume comercializado de 1.809,4 toneladas em fevereiro/13, para um declínio de -30,3% no comparativo ao mês anterior.
A microrregião da Ibiapaba manteve a liderança  durante  os dois primeiros meses do ano,  com  participação de  85,0% do total comercializado, com destaque para os  municípios de Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ubajara ,Ibiapina e Tianguá.
Por outro lado podemos lembrar que o Estado da Bahia vem participando no envio da hortaliça para o mercado local, através dos municípios de Irecê, Ibicoara e Mucuge.
Lembramos que a nossa principal zona "tomaticultora" do Estado do Ceará, o planalto da Ibiapaba vêm reduzindo bastante a sua oferta da hortaliça-fruto nas últimas semanas. Isso é  explicado, peo baixo volume de chuvas que não tem chegado nas hortas locais. 
Essa Olerícola ficou posicionada no 4ª lugar entre os produtos mercantilizados no entreposto da Grande Fortaleza-Ce (Maracanaú), perdendo tão somente para banana, laranja, batata inglesa.
No tocante a preço o produto sofreu um acrescimo de 58,3%, isso em comparação com a semana anteior. Sendo comercializado assim:
o tomate primeira variou entre R$ 95,00 a 100,00 a caixa de 25/kg.

Nenhum comentário: