terça-feira, 29 de março de 2011

É bom saber



Foto: Amanda Duarte.


Valor Nutricional das Frutas e Hortaliças.




Frutas e hortaliças (legumes e verduras), são consideradas indispensáveis na alimentação diária do homem, principalmente pela sua riqueza em vitaminas e minerais. As frutas são servidas à criança, logo nos primeiros meses de vida, na forma de suco, todos os dias, para garantir ao bebê a sua cota de vitamina, C (ácido ascórbico) que o leite não contém.

As frutas são em geral, alimentos de fácil digestão pela sua composição e pelo tipo de hidrato de carbono (açúcares) que possuem. Elas são pobres em proteínas e gorduras. O abacate e o coco são exceções à quantidade de gordura que possuem.

As frutas que deixam bagaço ao serem mastigadas, como a laranja e o abacaxi, são ricas também em fibras, substância importante para ativar os movimento do intestino e evitar os a prisão de ventre.

O valor em vitaminas das frutas varia com a espécie (algumas frutas são mais ricas em determinada vitamina).

Mas varia também com seu grau de amadurecimento, com a riqueza do solo onde foi cultivada, com os cuidados na colheita e na conservação e com o tempo que decorre entre colheita e o momento de utilização. Ao comprar frutas, escolha as mais perfeitas e as mais frescas, pois assim elas são mais nutritiva e se conservam por mais tempo.

As frutas em conserva ou forma de sucos ou compotas, apesar do sabor diferente e, reação às frutas naturais, são agradáveis ao paladares conservam, ainda, bom valor nutritivo. Mas sempre que você puder, consuma as frutas ao natural, simples, em saladas, ou em sucos.

Já as hortaliças ( verduras e verduras )- as hortaliças podem ser agrupadas, de acordo com a parte da planta utilizada , em:

a- hortaliça-caule. ex. aipo e alho-poró.

b-hortaliça folha. ex. acelga e alface.

c- hortaliça flor - couve flor e crócolis

d- hortaliça fruto- abóbora e tomate.

e- hortaliças subterrâneas:

- bulbo- alho e cebola

- raiz- - batata doce e cenoura.

* o tomate contém potássio. Auxilia no tratamento de artrites e prisão de ventre.

Nenhum comentário: