sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Análise de Mercado

Fruta Pão em plena safra no Ceará


A fruta pão é da família das Moraceae, Dicotykedonae, é uma árvore que atinge até 80 anos e sua altura pode chegar até 30 metros , em copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas verde escura, flores amareladas e frutos globosos medindo 20 a 25cm de diâmetro e pesa entre 1 a 3/kg. É uma planta originária do sudeste Asiático dos Países da Indonésia e Índia e Malásia e Polinésia.

A fruta pão é muito apreciada no Nordeste do brasileiro, apresenta-semem duas variedades, a fruta sem semente e de frutos com sementes.Os frutos com sementes são consumidos às vezes com cruas ou as sementes do fruto de caroço podem ser consumidos assadas, torradas, ou fervidas em água e sal, possibilitando a extração da farinha alimentícia e nutritiva, e as sem sementes consumidas conzidas ou assadas. Seus uso caseiro a polpa quase madura pode ser cozida, assaada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas com batata doce, inhame, cará ou batata inglesa ou mesmo batatinha, camaxeira - aipim, com manteiga, mel ou melaço.

Detalhando-se a origem do fruto no Brasil, podemos afirmar que os Estados de maiores cultivos da planta podemos citar, São Paulo, Pará, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Ceará.

A oferta do fruto no mercado atacadista da Ceasa-Ce, apresentou forte aquecimento nos últimos meses os volumes comercializados atingiram meia (0,5) toneladas. O Forte aquecimento deveu-se a procura pelo consumidor por produtos alternativos para driblar os preços altos de outros similares.

Detalhando-se a procedência dos produtos, mercantilizados no período, costatou-se um retalhiamento dos municípios ofertantes, dispontando a microrregião do maciço de Baturité, através dos municípios de mulungum Aratuba, Guaramiranga, Pacoti e Caouistrano e outra parcela da Grande Fortaleza, através dos Municíos Serranos como Pacatuba e Maranguape.

No tocante a preço podemos afirmar que o fruto voi comercializado entre R$ 1,80 a 2,00/Kg.








Nenhum comentário: