quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Análise de mercado

Cresce a oferta de goiaba no mercado da Grande Fortaleza-Ce.
       
Os indicadores locais na comercialização da goiaba, de variedade vermelha (paluma), neste início de mês de Setembro/12, mostraram significativa incrementação na oferta, registrando um total de 85,5 toneladas e perfazendo assim um aclinio de 12% em comparação com o mesmo período do mês anterior.
Detalhando-se a origem do fruto, constatamos que o Estado de Pernambuco contribui com 97% do total comercializado sendo que a microrregião do Sertão Pernambucano no Vale do São Francisco, liderando a oferta do produto para o mercado local, através do municípios de Petrolina e Petrolândia, ficando o restante para a microrregião - Vale do Jaguaribe, através dos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Quixeré.
Vale lembrar que a safra do produto vai de Janeiro a Dezembro e que os meses de Maio a Agosto é o período do pico da produção .
Com relação a preços , o Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola - SIMA-Ce, detectou que o fruto declinou 10% no período, sendo comercializado a R$ 2,00/kg.

Nenhum comentário: