sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Análise de Mercado


Abacaxi (Ananas comosu (L) Merril).
As vendas domesticas do fruto realizados nos galpões que compõem o mercado atacadista da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A - CEASA-Ce, alcançando no ano de 2011 - 16.638,33 toneladas. para o acréscimo de 17,8% em comparação com o ano de 2010.
O produto oriundo dos Estados da Paraíba participou com 12,9%.através dos municípios de Mamanguape e Itapororoca. Já o fruto procedente do Estado do Rio Grande do Norte com participação de 43,0%  através dos municípios de Touro e Ceará Mirim. Já o Estado do Maranhão participou com 44,1% do fruto comercizizado no período, através do município de São Domingos do Maranhão.
Vale lembrar que a variedade de maior comercialização nas capitais do Nordeste é a Pérola, com perfume forte, polpa refescante, doce e cheia de caldo. Os frutos têm forma cônica, casca esverdeada - mesmo quándro maduros - polpa branco pérola e pouco ácida, Com excelentes características organolépticas é a variedade mais apreciada pelos brasileiros para o consumo "in natura".
Podemos afirmar que no segundo  semestre de 2012, a oferta do produto vem  apresentando-se em patamares reduzidos ,  devido ao fator climático as chuvas na reigão do Nordeste do País.
No tocante a preços o fruto  está sendo comercializado asssim: tipo grande entre R$ 200,00 a 250,00 0 cento.

Nenhum comentário: