terça-feira, 9 de julho de 2013

Hortigranjeiros Irrigados -

Salinidade em àreas irrigadas

A maior parte dos solos salinos é sódicos ocorre principalmente em regiões áridas e semi-áraidas, onde os processos de salinização e sodificação são, frequentemente, acelerados por irrigação pouco eficiente e insuficiente drenagem.
Alguns dos problemas relacionados com excesso de sais e sódio trocável são inerentes ao solo no estado virgem. |Outros, entrento, aparecem após terem sido submetidos à irrigação. Assim, nas áreas irrigadas é comum p surgimento de salinidade provocada: pela água de irrigação contendo ou não, conbcentrações elevadas de sais; práticas de manejo que não visam a conservação da  capacidade produtiva dos solos; sistemas de drenagem insuficinetes; quantidades inadequadas de água, e uso indiscriminado e excessivo de fertilizantges.
O aumento das concentrações de sais e sódio tracável pode ocorrer nos solos sob irrigação, mesmo usado água sejam desfavoráveis. As taxas de evaporação e baixa precipitação pluviométrica, associadas às caraacteriticas do material de origem e às condições de relevo, condicionam a formação de solos com teores elevados de sais solúveis e sódio trocável.
Fonte: Frutas & Cia - MARY Editora.

Nenhum comentário: