segunda-feira, 18 de maio de 2009

É Bom Saber

Valor Nutricional das Frutas

Frutas e hortaliças são consideradas indispensáveis na alimentação diária do homem, principalmente pela sua riqueza em vitaminas e minerais. As frutas são servidas à criança, logo nos primeiros meses de vida, na forma de suco, todos os dias, para garantir ao bebê a sua cota de vitamina, C (ácido ascórbico) que o leite não contém.
As frutas são em geral, alimentos de fácil digestão pela sua composição e pelo tipo de hidrato de carbono (açúcares) que possuem. Elas são pobres em proteínas e gorduras. O abacate e o coco são exceções quanto à quantidade de gordura que possuem.
As frutas que deixam bagaço ao serem mastigadas, como a laranja e o abacaxi, são ricas também em fibras, substância importante para ativar os movimentos do intestino e evitar a prisão de ventre.
O valor em vitaminas das frutas varia com a espécie (algumas frutas são mais ricas em determinada vitamina).
Mas varia também com o seu grau de amadurecimento, com a riqueza do solo onde foi cultivada, com os cuidados na colheita e na conservação e com o tempo que decorre entre colheita e o momento de utilização. Ao comprar frutas, escolha as mais perfeitas e as mais frescas, pois assim elas são mais nutritiva e se conservam por mais tempo.
As frutas em conserva ou na forma de sucos ou compotas, apesar do sabor diferente e, reação às frutas cruas, são agradáveis ao paladar e conservam, ainda, bom valor nutritivo. Mas, sempre que você puder, consuma as frutas ao natural, simples, em saladas, ou em sucos mistos.
Fonte:
Feirta Livre nª 28/12/80
M.A - COBAL

Nenhum comentário: