domingo, 13 de dezembro de 2009

Análise de Mercado



Jaca Está em Plena Safra nas Regiões Serranas do Ceará

Originária da Índia (Ásia), a jaqueira é uma grande árvore, que pode atingir cerca de 200m de altura, seu fruto, a jaca, é um dos maiores frutos do globo, podendo pesar até 50kg (cinquenta quilos). A polpa de jaca geralmente é consumida ao natural, mas pode-se usá-la no preparo de doces, geleias, xaropes, sucos, sorvetes, o fruto apresenta-se de duas maneira jaca mole ou dura , que fica a critério do consumidor escolher para o consumo natural.
As sementes também são consumidas ao cozinhar ficam bastantes saborosas.
O fruto é riquíssima em princípios sacarinos, é uma fruta hidrocarbonada por excelência. E. além disso, uma forte regulador em ferro.
A Oferta do produto a nível de abastecimento na Ceasa da Grande Fortaleza, totalizou-se 195.7 toneladas no ano de 2008, demonstrando se assim, um acréscimo de 250% e,m comparação ao ano anterior - 2007.
No Ceará a concentração da produção está no Maciço de Baturité, onde os frutos começam a migrar para o mercado local mais cedo , ficando os municípios de Baturité, Pacoti, Redenção, mulungu, Palmácia e Aratuba responsável por 45% do total comercializado na Ceasa-Ce.
Já o planalto da Ibiapaba a 321km de Fortaleza, fica com o restante da oferta, através dos municípios de Tianguá, São Benedito, Ubajara, Viçosa do Ceará e Guaraciaba do Norte.
No tocante a preços, no mercado atacadista local, o fruto está sendo comercializado entre R$ 2,00 a 5,00, a unidade, dependendo do seu tamanho.
Já na zona de produção seu preços varia entre R$ 1,00 a 2,00 a unidade.

Nenhum comentário: