domingo, 13 de dezembro de 2009

É Bom Saber



Foto: Galpões dos Cereais na Ceasa-Ce.

Um Velho Conhecido

Muitas vezes, as donas de casa se cansam da monotonia de cozinhar todo dia as mesmas coisas, mas esquecendo-se que a variedade na alimentação torna as refeições mais atraentes. Talvez, por falta de informação, acreditem que substituindo um produto por outro, encarecem muito o cardápio, ou mesmo, que esta substituição prejudicaria os valores nutricionais da alimentação; em alguns casos, por falta de inspiração, as variações acabam sendo deixados de lado.
É bom saber, no entrento, que todos os alimentos, com exceção do leite durante a primeira fase da vida, são substituíveis. Deve-se lembrar, todavia, que qualquer alimento só deve ser substituído por outro de composição semelhante, pertencendo ao mesmo grupo. Eis como é possível a substituição de alguns alimentos comuns, sem prejuízo da nutrição.
* Carne bovina é fonte de boas proteínas - pode ser substituída por qualquer outra carne, como pescado, ovos, frango, queijos e soja.* O arroz é boa fonte de energia - em seu lugar, podem ser usados produtos semelhantes, como pão, massas, inhame, batata-doce, mandioca ou aipim, fruta-pão e milho.* O feijão é também boa fonte de energia, fornecendo ainda proteínas, ferros, celulose- o feijão preto pode ser substituído por feijão fradinho, branco, macassar, carioquanha, manteiga e rosinha.
O feijão faz parte dos alimentos construtores, ou seja, aqueles que ajudam a construir nossa massa orgânica, contendo proteínas e sais minerais.
Nenhum alimento, entretanto, pode ser considerado completo, pois cada um fornece determinados princípios nutritivos e, para uma pessoa receber todo o material necessário a seu organismo, precisa consumir alimentos de todos os grupos, em quantidades adequadas.

Nenhum comentário: