Batata Inglêsa (Solanum Tuberosum).
O comércio, com a batata inglesa (batatinha), apresentou esta semana segundo menor patamar do ano de 2012, sendo comercializados pouco mais de 295,6 toneladas do produto nos boxes que compõem o mercado atacadista da Grande Fortaleza (Maracanaú), Este total comparando com o volume comercializado no ano de 2011, declinou 15% . Tais decadências na oferta do tubérculo, podem ser explicados pelas maiores colheitas dessa "solanácea" na zona bataticultora de Minas Gerais o Triangulo mineiro, onde recebemos a maior parte desse tubérculo para o mercado local.
Detalhando-se a origem da solanácea mercantilizado no entreposto local, constatou-se que dentre as microrregiões Mineiras, que contribuíram na oferta do produto foram os municípios de Ipiaçu, São Gotardo, Uberaba, Araxá, Pedrinopolis, Santa Juliana, Santa Rita de Caldas, Estiva, Ipiuna, Cordislândia, São Gotardo de Sapucaí, com participação de 35% do total mercantilizado. No entanto o estado da Bahia contribuiu um pouco mais com 47% do total, através dos municípios de Juazeiro da Bahia, Irecê, Simões Filho, Ibicoara e Mucugê.
No tocante a preço, a batatinha alcançou o pico mais elevado, dos últimos cinco anos, sendo comercializada entre R$ 150,00 a 160,00 o saco de 60 quilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário