quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Conheça o Produto

CENOURA (Daucus carota L.)
Grupo Hortaliça-raiz.
Família das Umbelífieras.



Apreciada de várias formas a cenoura da família  das Umbreliferas, a mesma da salsa, coentro, aipo, funcho e mandioquinha é uma espécie rica em vitamina "A", e sua produção é melhor em temperaturas que variam de 8 a 24ºC.
a cenoura é rica em vitamina "A", B2 ,B5, e C, sais minerais, potássio, sódio cálcario e fósforo enxofre, ferro.
As suas principais variedades como, Nantes, Forto, Fuyumaki (espécies plantas no inverno), Karonan, Shin Kuroda e Nova Kuroda (plantadas no verão).
Depois do plantio a colheita dever ser feita de 70 a 120 dias, dependendo da variedade e regiões, no Nordeste o plantio vai de Abril-Maio e Junho.
Na hora da compra escolher as de raízes firmes, lisas e com cor uniforme.
Cuidados com a hortaliça: o produto da região Sul é mais resistente durante a estocagem, as demais necessitam de maiores cuidados, principalmente ventilação e baixa umidade.
Para conservar na geladeira ou fora  deve-ser armazenar na parte de baixo da geladeira, em um saco plástico sem exposição e contato com a umidade. Podendo ser mantida em boas condições por até duas semanas.
No período, a hortaliça-raiz,  está sendo comercializada assim:  a tipo Extra: entre R$ 20,00 a 23,00 o saco de 20/kg  e a tipo Especial: entre R$ 13,00 a 15,00/saco de 29/kg.- O produto é de origem do estado da Bahia e Minas Gerais, e uma pequena parcela do Ceará através dos municípios de Aratuba e Mulungu.

Nenhum comentário: