sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Analise de Mercado


Cebola - Allium cepa, L.


O mercado, com cebola de variedades Pêra (amarela), e Roxa, nos Boxes  que compõem o entreposto da Grande Fortaleza (Maracanaú), no início do ano (13), registraram um recuo na oferta em torno de 30%, atingindo um total de 350,0 toneladas.
isto é explicado devido ao declínio da produção na principal  zona cebolecultora (cebolal), do Nordeste , através dos  municípios Cabrobo, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco, na microrregião do Sertão Pernambucano do São Francisco, que participou tão somente com 40% do total comercializado,   ficando o restante para a microrregião baiana das corredeiras do São Francisco, através dos municípios de Juazeiro da Bahia, Casa Nova, Ibicoara, Mucugê.
Diante desse quadro a "liliácea", apresentou  o menor desempenho na oferta durante os últimos meses do ano/12.
Acusando um aclínico na ordem de 25%, em comparação com a ultima semana do ano anterior.
Vale lembrar que o "Bulbo", está sendo importado da Holanda, através do Porto do Pecém em quantidade regulatória, para não extrapolar a oferta local, o ingresso do produto está sendo feito de maneira lenta pois o transporte Modal "maritimo" demora até 90 dias para o produto ser comercializado. Isto está acontecendo,  devido ao fraco desempenho da produção Nacional neste período.
No tocante a preço no mercado "ceboleiro" , o bulbinho  está sendo comercializado entre R$ 40,00 a 42,00 o saco de 20 quilos.

Nenhum comentário: