quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cenário do Mercado Hortigranjeiro

Informação de Mercado

A Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, sentindo a necessidade de obter informações de outras variáveis não trabalhadas pelo SIMA-MA, criou em 1969 o Serviço de Informação de Mercado (SIM), para ter o conhecimento de preços dos produtores desde as fontes de produção até o comércio varejista.
As Ceasas do Nordeste, através do  Serviço de Informação de Mercado - SIM - revolucionou o mercado atacadista na década de 70/80 -  O serviço de Informação de Mercado que para  o Pequeno Agricultor,se transformou uma necessidade nas duas pontas - produtor e atacadistas, o meio mais fácil de comunicação na época era o boletim impresso que era  datilografado e rodado no  mimeografo sendo distribuído aos produtores e atacadistas das Ceasas do Brasil, com o avanço da tecnologia veio o telex, mas lembrando que o maior meio de divulgação foi por meio do Rádio AM  juntamente com o  Rádio Amador que era centralizado nas Ceasas dos maiores centros urbanos e conectado diariamente para os mercados dos produtores do interior.
Os preços transmitidos pelos técnicos das Ceasas eram recebidos pelos sub-agente do Sima - Sistema Nacional de Informação de Mercado do Ministério da Agricultura para os MEPROS - Mercado do Produtor em pontos de maior concentração de produção do Brasil, os preços eram  anotados em formulário próprio e depois afixado  em  quadro verde-preto com o uso de giz.
O telefone também foi e sempre será a ferramenta de comunicação entre os mercados, com o avanço da tecnologia  a Intenet veio para revolucionar   e conectar  todas as Ceasas e os  mercados do produtor e Barrações de venda do produtor.
Vale resaltar que algumas Ceasas do País, avançaram com a informação de preços através do Painel eletronico que fica nos galpões abertos nos entrepostos.





O cenário de mercado é aplicabilidade de tecnoloigia móveis (celulares, smartphones, tablets, iPad) que utilizem o Sistema Operacional Android ou IOS da Apple, com acesso à Internet. A facilidade para o produtor, atacadista, varejista e consumidor o benefício da informação de mercado é instantaneo e prático alcançando todos os usuários da informação.

Nenhum comentário: