terça-feira, 15 de julho de 2008

Análise de Mercado

Fruta Pão em plema safra no Ceará

Fruta Pão : Artocarpus altílis (Parks) Fosberg.

A fruta pão é da família das Moraceae, Dicotykedonae, é uma árvore que vive 80 anos medindo entre 25 a 35 metros de altura , tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas verde escura, flores amareladas e frutos globosos medindo entre 20 a 25cm. de diâmetro e pesa ente 1 a 3/kg. É uma planta originária do sudeste asiático dos países da ( Indonésia e Índia e Malásia e Polinésia ).
A fruta pão é muito apreciada no Nordeste brasileiro, apresenta-se em duas variedades, a fruta sem semente e de frutos com sementes. Os frutos com sementes são consumidos às vezes crúas ou as sementes do fruto de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal, possibilitando a extração da farinha alimentícia e nutritiva, e as sem sementes consumidas conzidas ou assadas. Seu uso caseiro a polpa quase madura pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas como batata doce, inhame, cará ou batatinha , macaxeira (aipim), com manteiga, mel ou melaço.
Detalhando-se a origem do fruto no Brasil, podemos afirmar que os estados de maiores cultivos da planta podemos citar , São Paulo, Pará, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Ceará.
A oferta do fruto no mercado atacadista da Ceasa-CE, apresentou forte aquecimento nos últimos meses os volumes comercializados atingiram meia (0,5) tonelada. O forte aquecimento deveu-se a procura pelo consumidor por produtos alternativos para driblar os preços altos de outros similares.
Detalhando-se a procedência dos produtos, mercantilizado no período, constatou-se um retalhiamento dos municípios ofertantes, dispontando a microrregião do maciço de Baturité através dos município de Mulugu, Aratuba, Baturité, Pacoti e Capistrano e outra parcela da Grande Fortaleza através dos municípios de Pacatuba e Maranguape.
No tocante a preços podemos afirmar que o fruto declinou (40%) nos últimos meses sendo comercializado entre R$ 0,50 e 0,70/kg.

Nenhum comentário: