sábado, 19 de julho de 2008

Análise de Mercado

Sapoti em plena safra no Ceará.

Sapoti (Achras sapota)


O sapoti é um fruto de uma árvore da família das sapotáceas - sapotizeiro-natural das Antilhas e bem aclimatado no Brasil.
O sapoti é um dos frutos mais apreciados no Brasil. É delicado e delicioso, tanto no sabor e na forma, lembra um pouco o caqui, com formato menor e de tonalidade escura parecida com o kiwi, com polpa suculenta aroma marcante, rica em vitaminas e sais minerais, principalmente ferro, fósforo e cálcio. Devemos comê-lo ao natural, embora ele também se preste para confecção de doces, xaropes, sucos , polpa de frutas , sorvetes e licores.
A oferta do fruto no mercado atacadista da CEASA-CE apresentou forte aquecimento na comercialização, atingindo 3,5 toneladas neste período para um crescimento de 15% em comparção com o mesmo período do ano anterior. O forte aquecimento nas vendas deveu-se basicamente ao período da alta estação - turística em Fortaleza. Sendo o produto comercializado no atacado entre R$ 2,50 R$ 3,00/kg.
Detalhando-se a origem do fruto, mercantilizado no mercado local, constatou-se um retalhamento dos municípios ofertantes, despontando a microrregião do Litoral de Cascavel, através dos municípios de Pindoretama, Beberibe, Cascavel, Pacajus, pela micorregião do Baixo Jaguaribe, através do municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Quixeré, e finalizando a microrregião da Grande Fortaleza, através dos municípios de Aquiraz, Pacataba, Eusébio , Maranguape e Guaiuba.

Nenhum comentário: