sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AZEITONA PRETA

Em plena safra a azeitona (Jabolão)

Família (Myrtacae).


Jabolão, jambol, jamelão, baga -de-freira, jambalau ou jalão azeitona preta, oriunda da Índia esta árvore grande, ramos e folhas verdes brilhosas, dispostas ao pares. O fruto roxo-negro, insípidos, adaptou-se tão bem ao Centro-Oeste e ao Nordeste do Brasil, seu habitat m Brasil, que se tornou espécie subespontânea. Pois encontra-se em plena safra no litoral do Ceará, principalmente na região da Grande Fortaleza, através dos municípios de Pacatuba, Aquiraz, Eusébio, Maranguape, Caucaia, Maracanaú e Pintoretama.

Vale lembrar que a safra do fruto região metropolitana da grande Fortaleza, está concentrada nas planícies e nos vales (várzeas) e próximos ao lagos e lagoas.

A azeitona de cor roxo-escuro é um fruto muito apreciada pela população de baixa renda.

A azeitona é um fruto altamente perecível, insípidos e de fácil machuca-se ao cair da árvore, sua safra vai de Outubro, Novembro e Dezembro. Em outras regiões vai até Fevereiro.

Com relação apreço o fruto é vendida em litro no varejo é praticado nas rodovia e vias de acesso as praias do Estado, que é praticado entre R$ 1,00 a 2,00 o litro.

Seu valor terapêutico: as sementes são muito úteis nas diabetes açucaradas. Toma-se meia grama até uma grama de sementes pulverizadas, duas a três vezes por dia. Em vez do pó das sementes, pode também usar-se o liquido das sementes esmagadas. Tomam-se duas gotas em um pouco de água, até três vezes por dia.

Nenhum comentário: