quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Análise de Mercado

Cresce a oferta de goiaba no mercado de Fortaleza.

Os indicadores locais na comercialização de goiaba, da variedade "paluma" vermelha, no mês de Agosto /13, mostraram com reduzidas ofertas do fruto, registrando um total de1.551,7  toneladas mercantilizada no entreposto da Grande Fortaleza - Maracanaú, com declinio  de -0,6%, onde os volumes comercializados ficarfam  bem abaixo do resgistrado no mesmo período de 2012..
Detalhando a origem da goiaba, constatamos que, o estado de Pernambuco contribuiu com 81,8% do total comercializado, ficando o restante para o estado do Ceará, a microrregião do sertão Pernambucano no Vale do São Francisco , vem liderando a oferta do produto para o mercado cearense,  o destaque fica para o município de Petrolina e um parcela para Petrolândia e Orocó.
Já o estado do Ceará  vem crescendo bastante com a produção do fruto, registeando participação de 17,3% no total ofertado,com destaque para microrregião do baixo Jaguaribe, através dos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré, e Russas.
No entanto o baixo Acaraú particiou com 5,8% dos volumes.
Vale lembrar que a oferta do produto vai de Janeiro a Dezembro, e que os meses de Maio e Agosto acontece o período de pico da produção.
No tocante a preço a goiaba está sendo comercializada entre R$ 2,50/2,80/3,00 o quilo.

Nenhum comentário: