quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conheça o Produto

A Versatilidade da Batata-Doce

A batata-doce tem valor nutritivo semelhante ao da batatinha e ao da mandioca. As três são feculentas (ricas em amidos ) e, por isso, rica em hidrato de carbono. Mas a batata-doce fornece muita caloria do que a batatinha. Parte dessas calorias vem dos açúcares que ela contém e que lhe dão um doce sabor como a sacarose, o mesmo açúcar que usamos para adoçar os nossos alimentos, e a glicose, um açúcar que não precisa de digestão.
Como a batatinha, ela contém as vitaminas B1, B2 e um pouco de vitamina C. Mas a batata-doce, de polpa amarela ou rocha, é bem rica em vitamina A, cuja importância já tivemos oportunidade de descrever em outros encartes, e que é uma vitamina que a batatinha não contém.
Ela também possui minerais como fósforo, ferro e cálcio. Inclusive, é preciso dizer que a sua quantidade de cálcio e, no mínimo, cinco vezes maior do que a da batatinha.
a batata-doce possui massa mais concentrada do que a da batatinha, porque tem menor quantidade de água. Isto explica, em parte, porque é mais rica em calorias. Para que você tenha uma ideia mais exata, ela contém, em média, 66g de água, em cada 100g, e a batata-inglesa (batatinha) contém, 77g.
Apesar do valor nutritivo da batata-doce e da facilidade com que pode ser plantada e colhida, seu uso é pequeno pelo brasileiro, que prefere a mandioca e a batata-inglesa, mesmo quando o preço da batata-doce está mais baixo.

Nenhum comentário: