domingo, 25 de janeiro de 2009

Conheça o Produto

Jaca em plena safra no Ceará
(Artocarpus integrifolia)

Originária da Índia (Ásia), a jaqueira é uma árvore, que pode atingir cerca de 20 m de altura. Seu fruto, a jaca, é um dos maiores frutos do globo, podendo pesar até cinquenta quilos. A polpa da jaca geralmente é consumida ao natural, mas pode-se usá-la no preparo de doces, geleias, xaropes, suas sementes também são consumidas cozidas ou torradas. A jaca é um produto de grande utilidade na alimentação.
Riquíssima em princípios sacarinos, é uma fruta hidrocarbonada por excelência. E, além disso, uma fonte regular de ferro. Ainda em fase experimental - no campo do tratamento da AIDS. As esperanças dos cientistas estão depositadas numa lectina (proteína) extraída das sementes da jaca, a volumosa fruta da jaqueira, balizada de jacaline pelos pesquisadores da Universidade de Montpellier, na França.
No Ceará a concentração da produção está no maciço de Baturité, através dos municípios de Baturité, Pacoti, redenção , Mulungu e Aratuba. Na microrregião do planalto da Ibiapaba através dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Sãop Benedito e Ubajara.
Espera-se comercializar no mês de Janeiro aproximadamente 285,0 toneladas nos entrepostos de Maracanaú é Tianguá.
No tocante a preços, no mercado atacadista da Ceasa- Maracanaú, o fruto está sendo comercializado ente R$ 1,50 a R$ 4,00/ unidade.

Nenhum comentário: