quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Análise de Mercado

Morango em Plena Safra

As expectativas do mercado deste fruto na Ceasa-Fortaleza se concretizaram, no período em estudo, visto que historicamente, nos meses de Agosto cresce a colheita do produtos em outros estados do país, principalmente no Espírito Santo e Distrito Federal e Paraná, e já é visto claramente no mercado a grande oferta do fruto, podendo atingir até 100 toneladas neste mês de Agosto.
Vale lembrar que a safra do estado de São Paulo, a produção está concentrada nos municípios de Campinas, Jundiaí e na região de Atibaia, que é responsável por 65% do abastecimento e comercialização no mercado Paulista, onde deve atingir a sua maior média histórica, no entando o estado do Espírito Santo passa a ofertar o produto com maior intensidade para o mercado local , através do município de Venda Nova do Imigrante, que até o momento já envio para o mercado atacadista de Fortaleza mais de 25 toneladas,.
Vale lembra que sua safra vai até Novembro ficando o pico da comercialização nos meses de Agosto e Setembro.
O morango é um produto altamente perecível. A safra no Espírito Santo , São Paulo e Distrito Federal se dá no período da secas.
A conservação deste produto deve ser feita na própria embalagem.
Com relação as preços praticados nos últimos meses do ano, podemos afirmar que os mesmo entraram em declínio.
Segundo o Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola -SIMA-CE, historicamente os preços médios foram praticados Assim: Unidade caixa de (kg), nos meses de Jan-11,75 - Fev-10,69 - Mar-14,84 - Abr-17,35 - Mai-15,28 - Jun-11,49 - Jul- 11,00 .
Na primeira semana do mês de Agosto o morango declínou nos preços na Ceasa-Ce- sendo comercializado entre R$ 7,00 a 9,00/kg.

Nenhum comentário: