sábado, 16 de agosto de 2008

Análise de Mercado

Grande oferta de tomate preços dispencam

Incrementada pela abundante safra dos campos cearenses, principalmente da microrregião da "Ibiapaba", a oferta estadual do tomate de variedade "Longa-Vida" , nas duas primeiras semanas do mês de Agosto, superou em 40% o volume global, transacionando no período no mercado atacadista da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A. Todavia, a nível de comercialização estadual, observou-se que no transcurso de Julho, os quantitativos ficaram bem aquém dos computados no mês anterior, onde foi necessário carregar tomate de outros estados como do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.
Detalhando-se a origem da "solanáceas", observou-se que a maior parte do produtos comercializado no mercado local, foi proveniente dos municípios de Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito, Croatá e Ibiapina, ficando um parcela para a microrregião do Maciço de Baturité, através dos municípios de Aratuba, Mulungu e Guamiranga.
Em razão deste crescimento da oferta do produto, as cotações médias da hortaliça-fruto, no âmbito do mercado da Ceasa-Fortaleza e Ceasa-Tianguá, declinaram no decorrer do início do mês de Agosto frenta as registradas no mês anterior.
Os preços praticados neste início de mês no atacado na capital cearense oscilaram entre R$ 2,00 a R$ 8,00 a caixa com 20/kg. Para um declínio de 66,3% em comparação com a semana anterior.
A queda dos preços decorre do aumento da oferta, que por sua vez, reflete o incremento da colheita do tomate nos campos dos principais municípios produtores.
Vale lembra que os preços praticados nas ultimas semanas foram os mais baixos já visto nos últimos oito anos. Com os preços frouxos no mercado quem leva vantagem é o consumidor que pode comprar o produto mais barato e em quantidades maiores.

Nenhum comentário: