domingo, 21 de dezembro de 2008

Análise de Mercado

Laranja Pera Liderou o Abastecimento do Mercado de Hortigranjeiro

A oferta de laranja de variedade Pera alcançou o primeiro lugar em volume comercializado no mês de Novembro de 2008, no entreposto atacadista da Ceasa-Ce, perfazendo assim um total de 4.057,2 toneladas, sendo no segundo semestre onde ocorreram as maiores ofertas do produto no mercado local. em confronto com o mês anterior, esse citros sofreu um pequeno recuo na ordem de -9,1%.
Vale ressaltar que, para a involução do produto no mercado local, concorreram vários fatores, entre os quais as menores colheitas dos frutos na principal zona citricultora do nordeste o Estado de Sergipe, como também a substituição do fruto por produtos alternativos devido aos altos preços praticados no mercado local.
Analisando a variedade em tela, observa-se que o estado de Sergipe ainda lidera o envio do fruto para o mercado da Grande Fortaleza com 81,4% do global comercializado, sendo a micorregião do Agreste de Lagarto foi responsável por 79,7% do total ofertado, com destaques para os municípios de Lagarto, Araua, Boquim, Cristinapolis, Salgado e Tomar do Geru e Umbauba. Já o Estado da Bahia vem em segundo, através do municípios de Riachão das Neves, Itapicuru, Inhambupe, Rio Real, Entre Rios e Governado Mangabeira, o Estado de Minas Gerais através do município de Ipuiuna e uma pequena parcela do município de Capitão Poço no Pará.
No tocante a preços o citrus foi comercializada entre R$ 0.60 a R$ 0,80/kg.

Nenhum comentário: