quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Análise de Mercado

Começa a Safra da Pitomba no Litoral do Ceará.
Pitombeira (talisia esculenta).
A pitombeira é uma árvore que cresce até 12 metros, da família das Mitáceas a mesma da jaboticaba, é uma árvores presente desde a região da Amazonia até a Zona da mata atlântica principlamente no Nordeste do Brasil, com destaques para os Estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba , Ceará. No sudeste no Estado do Rio de Janeiro.
A pitombeira apresenta um fruto de formato arredondado, casca dura, coloração marrom-clara, com carroço no interior, recoberto por uma fina polpa branca agridoce, seu consumo dar-se ao natural mas existe uma sorvetéria em Olinda -Permanbuco que serve a pitomba em sabores de sorvete e picolé.
Seu sabor é ácido-adocicado e rica em vitamina C.
Sua safra começa mais cedo nas áreas litorâneas, em nosso estado os municípios de Eusébio, Aquiraz, Pimboretama e Cascavel já estão colhendo o fruto.
O produto é comercializados principalmente nas avenida , ruas e praias das cidades litorânesas, seu preços variam entre R$1,00 a 2,00 o cacho.
O mercado Atacadista da Ceasa-Ce, espera-se comercializar 1,5 toneladas somente no mês de Dezembro/08.
A pitombeira é de origem Tupi , que significa bofetada, sopapo ou chute forte. Também conhecida com outros nomes em outras regiões do País como:
a- Olho-de-boi;
b- Pitomba-do-mato;
c- Pitomba-de-macaco;
d- Pitombinha;
e- Caruiri.

Nenhum comentário: