sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Análise de Mercado

Goiaba
(Psidium guayava).

Originária de regiões tropicais, a goiabeira é uma árvore frutífera rústica, com caule tortuoso e esgalhado recoberto por uma casca fina muito aderente. Cresce de 2 a 10m de altura. O fruto da goiabeira, a goiaba, contém apreciáveis quantidades de vitaminas "A", "B1", "B5" e "C" ´)Ácido ascórbico), é encontrada no Nordeste o fruto de variedades "Amarela e Vermelha", sendo a última de maior valor comercial, sendo bastante apreciado de consumidor de brasilerio.
A goiaba é uma deliciosa fruta nacional, de uso bastante difundico entre nós, é verdadeiramente últil à nossa alimentação pelos elementos, nutritivos que ela oferece.
O fruto é utilizada em varios setores como sucos, sorvetes, picoles, sucos concentrados. polpa para consumo posterior, geleias, goiabadas, goiaba em caldas e mesmo o consumo in natura.

O contínuo direcionamento do fruto para o mercado do Ceará, impusionado pela demanda no transcorrer dos últimos meses de 2012, colocou a goiaba no Rankinga de 5º (quinta) posição na comercialização  no Entreposto da Grande Fortaleza, Maracanaú, ultrapasando assim outros produtos de largo consumo nacional como o melão, abacaxi abacate e maracujá.
Superando as estimativa feita para o período, o comércio da goiaba atingiu a cifra de 11mil toneladas no primeiro semestre de 2012.
Com relação a preços o fruto apresentou uma ligeira acrescimo na ordem de 5% sendo comercializada no período entre R$ 2,20 a 2,80 o quilo.

Nenhum comentário: