segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PRODUTOS EM SAFRA

PEQUI EM PLENA SAFRA  NO CEARÁ.

O pequiserio é uma árvore das chapadas, as plantas atingem até oito metros de altura, têm folhas largas e frutos arredondados de até dose centrimetros de diâmetros, a castanha interna é recoberta por um invólucro rico em espinhos pretos e finos. O invólucros é revestido por uma polpa amarelada - às vezes mas esbranquiçada, pastosa, farinácea, oleaginosa e rica em vitamina "A" e proteínas. O pequizeiro é uma espécie de vegetal de grande valor econômico para a região do Cariri, na serra do Araripe sendo sua maior concentração no sitio São José, entre os municípios do Crato e Juazeiro do Norte ao sul do Ceará.
O uso do pequi no receituário do sertanejo é bastante diversificado saboreado  com paçoca da castanha, pequi no arroz, pequi no feijão, pequi na carne ou mesmo o baião de dois, beiju com pequi, farinha com pequi e pequi com açúcar.
A colheita do fruto vai de janeiro a abril, lembrando que os frutos servem para alimentação humana, são os que caem da fruteira, algumas famílias que moram distantes mas acostumados ao ciclo do produto, mudam com toda a bagagens para próxímos dos pequizais para uma colheita mas tranquila.
A oferta do fruto no mercado atacadista da Ceasa-Ce, atingiu 25,3  toneladas  no ano de 2013. A estimativa que os volumes para este ano seja inferior em torno de 5%, devido as questão climática que atravessa o Nordeste. Vale lembrar que o pico da safra do fruto no Brasil acontece no mês de março, onde a produção do Piauí, Minas Gerais, Goiás, Ceará e Maranhão estão em pleno vapor.
No tocante a preço o produto está sendo comercializado no mercado local em torno de R$ 35,00 a 40,00 o cento.

Nenhum comentário: