terça-feira, 22 de setembro de 2009

Análise de Mercado


Grande oferta de Tomate preços Dispencam


Incrementada pela abundante safra dos campos cearenses, principalmente da microrregião da "Ibiapaba", a oferta estadual do tomate de variedade "Longa-Vida", no mês de Setembro, superou em 50% o volume global, transacionado no período no mercado atacadista da Centrais de Abastecimento do Ceará S/A. Todavia, a nível de comercialização estadual, observou-se que no transcurso de Julho-Agosto, os quantitativos ficaram bem aquém dos computados no mês anterior
, onde foi necessário carregar tomate de outros estados como Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
Detalhando-se a origem da "solanáceas", observou-se que a maior parte do produto comercializado no mercado local, foi proveniente dos municípios de Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito, Croatá, Viçosa do Ceará e Ibiapina., vindo outra parte da microrregião do Baixo Jaguaribe através dos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas. e uma pequena parte do sertão central através do município de Quixeramobim.
Em razão deste crescimento da oferta do produto, as cotações média da hortaliça-fruto, no âmbito do mercado da Ceasa-Fortaleza e Ceasa-Tianguá, declinaram no decorrer do início do mês de Setembro , frente as registradas no mês anterior.
Os baixos preços praticados neste mês no mercado do atacado na capital cearense oscilaram entre R$ 3,00 a R$ 10,00/caixa com 20/kg.
A queda dos preços decorre do aumento da oferta, que por sua vez, reflete o incremento da colheita do tomate nos campos das principais zonas tomaticultora do Ceará.
Vale lembrar que os preços praticados noas ultimas semanas foram os mais baixos já visto nos últimos cinco anos. Com os preços frouxos no mercado quem leva vantagem é o consumidor que pode comprar o produto mais barato e em quantidade e qualidade, já o atacadista consegue o equilíbrio no mercado, enquanto que o ponto franco é o produtor que tem de vender o produto a qualquer preço.

Nenhum comentário: