segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Conheça O Produto

O Tamarindo ( Tamarindus Indica)

FIM DE SAFRA


O tamarindeiro é uma árvore, da família das leguminosas, originárias da África e aclimatado no Brasil, também conhecida como tâmara da Índia. O fruto é uma vagem, classificada como legume, que tem casca cor de terra, de polpa onde se retira as fibras do interior e deixa de molho em água.
A polpa do tamarindo, que se dilui em água, acréscimo de açúcar, para melhorar o paladar, é muito rica em substâncias hidrocarbonadas e em ácido tartárico e málico, que lhe emprestam seu sabor característico.
Uma vagem, em geral, oferece polpa para três copos de refresco, que devem serem preparados imediatamente antes do consumo, pois, em rega, a polpa diluída rapidamente fermenta, podendo, em vez de constituir uma bebida saborosa e saudável, torna-se agente distúrbios intestinais.
Sua safra vai de Junho a Setembro. Sua comercialização é feita em pacotes/kg. Seu preço oscila entre R$ 2,00 a 2,50/kg.
Vale lembrar que o fruto é vendido em forma de pastas sem as cascas protetoras. Quanto a origem do fruto podemos afirmar que o tamarindo comercializados nos mercados e feiras livres, são produzidos na região da Grande Fortaleza.


Nenhum comentário: