quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Análise de Mercado


Foto: Mercado da Ceasa-Ce.

Banana em Plena Safra no Ceará
Cresce a oferta de Banana no Mercado

Os indicadores locais na comercialização da banana, de variedades prata e pacovan, nestas ultimas semana de Setembro/09, mostraram incremento na oferta, registrando um total mercantilizado das variedades, prata e pacovan de 38.445,10/kg até Agosto/09, e perfazendo assim, um aclínio da oferta de 15% , em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Detalhando-se a origem da "mussaceas", constatamos que o estado do Ceará contribuiu com 95% do total comercializado, sendo que a microrregião do Maciço de Baturité destacou-se no envio do fruto para o mercado local, através dos municípios de Palmácia, Redenção, Mulungu, Aratuba, Baturité, Pacoti. Outra parcela veio da Microrregião da Grande Fortaleza, através dos municípios de Maranguape, Pacatuba e Guaibua. Já a banana de variedade Pacovan têm origem na micorregião do Baixo Jaguaribe, através dos municípios de Limoeiro do Norte, Russas, Quixeré, Jaguaruana e Tabureiro do Norte.
Vale Lembrar que a safra vai de Julho a Dezembro e que os meses de Setembro e Outubro é o período do pico da produção.
Com relação a preços o Sistema Nacional de Informação de Informação de Mercado Agrícola - SIMA-Ce, detectou que o fruto declinou 25% no período, sendo comercializada a tipo segunda R$ variando entre 3,00 a 5,00/cento já a tipo primeira variando entre 8,00 a 10,00 o cento.
Enquanto que a variedade pacovan variou entre R$ 10,00 a 15,00/cento.

Nenhum comentário: