sexta-feira, 11 de setembro de 2009

análise de Mercado

Sapoti em Plena Safra no Ceará


Sapoti (Achras sapota)


O sapoti é um fruto de uma árvore da família das sapotáceas- sapotizeiro-natural das Antilhas e bem aclimatado no Brasil, com longa escala de cultivares no Nordeste.
O sapoti, também é chamado de chiku, mespel, naseberry, snake fruti ou sawo. O seu fruto é delicado e saboroso, tanto no sabor e na forma, lembra um pouco o caqui, mais liso e com formato menor e de tonalidade escura-clara, parecida com o Kiwi, com polpa suculenta aroma marcante, rica em vitaminas e sais minerais, principalmente ferro, fósforo e cálcio. Devemos comê-lo ao natural, embora ele também se preste para confecção de doces, xaropes, sucos, polpa de frutas, sorvetes e licores.
A oferta do fruto no mercado atacadista da CEASA-Ce apresentou forte aquecimento na comercialização, atingindo um acumulado anual de 7,5 toneladas, par um crescimento de 20% em comparação com o ano anterior. O forte aquecimento nas vendas deveu-se basicamente ao período da alta estação - turista em Fortaleza. Sendo o produto comercializado no atacado entre R$ 3,00 a 3,50/kg.
Detalhando-se a origem do fruto, mercantilizado no mercado local, constatou-se a origem do fruto, mercantilizado no mercado local, constatou-se um retalhamento dos municípios ofertantes, despontando a microrregião do Litoral de Cascavel, através dos municípios de Pindoretama, Caascavel, Beberibe, Pacajus, pela microrregião da Grande Fortaleza através do municípios de Aquiraz, Eusébio, Maranguape, Guaiuba e Pacataba, já a microrregião do Baixo Jaguaraibe o destaque ficou com Russas, Limoeiro do Norte e Quixeré


Nenhum comentário: