terça-feira, 29 de setembro de 2009

Análise de Mercado


Foto: Galpão Mercado da Ceasa-Ce

Melão Amarelo em Plena Safra no Ceará.

O melão é produzido por uma planta da família das "curcurbitáceas" originada da Ásia e aclimatada muito bem no Nordeste brasileiro. o melão maduro é tido como calmante, refrescante, alcalinizaste, oxidante, diurético, laxante, emoliente, é um fruto de alto valor comercial no mercado Nacional e Internacional.
O melão comercializado no mercado atacadista da CEASA-Ce é do tipo das variedades: espanhol (amarelo), Gália, Sápier, Platinum e Japonês.
O desempenho positivo da fruta comercializado neste mês de Setembro apresentou uma queda de 35% em comparativo com o mesmo período do mês anterior.
Detalhando-se a origem do fruto podemos afirmar que, a microrregião do Baixo Jaguaribe apresentou uma forte produção da variedade espanhol (amarelo) e Japonês através dos municípios de Russas,Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeré e Jaguaruana.
Já o produto procedente de outro estado podemos citar Mossoró/Rn.
No tocante a preços o melão, apresentou-se no início do mês com queda de 35%, sendo o fruto de variedade japonês vendido entre R$ 0,40 a 0,60/kg. enquanto que o amarelo ficou entre R$ 0,40 a 0,50/kg.



Nenhum comentário: