A Acelga
(Beta vulgaris)
A acelga é uma hortaliça da família das Quenopodiáceas, com folhas comestíveis, muito apreciada e frequentemente cultivada na América do Sul.
valor alimentício:
A acelga é um dos vegetais que se distinguem pelo seu sabor, pela variedade de preparações a que se presta, e pelo seu valor nutritivo.
Como a maioria dos vegetais folhudos, possui pequeno valor calórico, pois encerra escasso teor de hidratos de carbono, e de gordura. Sua importância do ponto de vista nutricional, está no seu conteúdo em minerais e vitaminas.
A taxa de vitamina A, contida em 100 gramas de acelga, é suficiente para cobrir nossas necessidades diárias, ao passo que a vitamina C atinge mais de 50%.
Sua cota de ferro só é suplantada pela obtida na mostarda crespa.
A acelga, a planta que fortalece e cura:
A acelga tem largo uso no Brasil. Com grrande quantidade de vitamina A,C e de niacina, é por isso indicada para dar força à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas auxilia no crecimento e participa na formação dos esmalte dos dentes. A niacina, assim como todas as outras vitaminas do complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Mas a acelga possui ainda quantidades consideráveis de fribas que auxiliam no momento intestinal.
Na medicina popular usa-se ao suco de acelga, misturado com igual parte de suco de agrião, no combate ao cálculos bilares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário