terça-feira, 6 de maio de 2008

Goiaba (Psidium guayava)

Originária de regiões tropicais, a goiabeira é uma árvore frutífera rústica, com caule tortuoso e Esgalhado recoberto por uma casca fina muito aderente. Cresce de 2 a 10 m de altura. O fruto da goiabeira, a goiaba, contém apreciáveis quantidades de vitaminas A, B1, B2, B5 e C ( Ácido ascórbico), é encontrada na Goiaba de variedades amarela, branca e vermelha.
A goiaba, deliciosa fruta brasileira, de uso bastante difundido entre nós, é verdadeiramente útil à nossa alimentação pelos elementos, nutritivos que oferece.
Sendo utilizada como doces (geleias, goiabadas, goiabas em caldas), sucos naturais ou em poupa além dos sorvetes.
O contínuo direcionamento do fruto para o mercado local, impusionado pela demanda no trasncorrer dos ultimos meses de 2006, colocou a goiaba na Ranking de 8º (oitava) posição na comercialização no mercado atacadista da CEASA-CE, ultrapasando assim o abacaxi, a manga e o melão na preferência dos consumidores cearenses.
Superando as estimativas feitas para o período, o comércio da goiaba atingiu 18.949,3 toneladas no ano de 2007.
Com relação a preços o fruto apresentou-se em queda nos meses de maio, agosto e outubro, fechando o ano de 2007 a R$ 1,34/kg.
Detalhando-se a origem do fruto podemos afirmar que 99,5% é procedente do Estado de Pernambuco através do município de Petrolina.

Nenhum comentário: