terça-feira, 6 de maio de 2008

Laranja Pera

O primeiro produto com maior expressão no abastecimento local, com participação de 22,0% de toda comercialização no mercado atacadista dos hortigranjeiros do Estado do Ceará, registrando assim 51.739,0 toneladas , com o pique nos meses de Julho com 5.753,2 toneladas e Agosto com 5.334,6 ton. Em confronto com o ano de 2006, esse Citrus apresentou um acréscimo de 16,3% , demostrando assim uma maior oferta do produto no entreposto da CEASA-CE.
Vale ressaltar que, para uma evolução do fruto no mercado local, concorreram vários fatores, entre os quais uma retomada nos plantios dos pomares no Estado de Sergipe, o ingresso do fruto através de outros Estados como é o caso da Bahia e Pará.
Analisando a variedade em foco observa-se que o Estado de Sergipe destacou-se durante todo ano de 2007, como o grande abastecedor do mercado local participando com 46,4% do total mercantilizado, através dos municípios de Boquim, Lagarto, Cristinápolis, Umbauba e Salgado, vindo em seguida o Estado da Bahia com 45,1%, do total comercializado no mercado local, através dos municípios de Rio Real, Entre Rios e Inhambupe, São Paulo com 3,6% através dos municípios de Bebedouro e Catanduva e finalmente o Estado do Pará com 2,5%, pelo município de Capitão Poço.
No tocante a preços a laranja fechou o ano de 2007 em queda na ordem de 16,1% em comparação com o ano de 2006, vale lembrar que os mesmos atingiram seu pico nos meses de outubro e novembro, fechando com uma média anual de R$ 15,65 o cento.

Nenhum comentário: