segunda-feira, 15 de novembro de 2010

É bom saber - SOJA

O Soja
(Glycine hispida)

O soja é conhecido de há milênios na Chima país da Asia, onde seu uso se tornou tão generalizado que constitui a base da alimentação do povo.
No Brasil o grão é bastante difundido no Mato Grosso , Goias e Paraná.
Faz uns 2.000 anos que essa leguminosa se tronou conhecida no Japã, e, no século XII da nossa era, seu cultivo se propagou também na Índia, Correia do Norte e do Sul, Ceilão e Malásia.
Seu uso na culinária:
Colhida na vagem, enquanto ainda verde, é um delicioso prato para a mesa; moída seca forma farinha, da qual se pode fazer pão, moída úmida (depois de posta de molho) e coalhada (como leite), ela provê o famoso queijo de soja - um substituto da carne. O requeijão de soja (bean curd) é preparado de vários modos para produzir grande variedade de pratos.
Uso medicinal: O soja é o melhor alimento para combater a desnutrição.O leite de soja pode ser aplicado na dietética infantil, principalmente nos casos de alergia ao leite animal.
Valor alimentício.
O soja é um legume do qual se podem obter vários produtos: óleo de soja, farinha de soja, leite de soja, e outros. Pode-se também preparar pão, tortas, bolos, bolinhos, farofas, sopas, leites, queijos, saladas e, torrado e moído, dá um saudável e saborosos sucedâneos do café.
Fonte: As hortaliças na medicina doméstica
A.Balbach

Nenhum comentário: