quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Produto em Destaque


Conheça o produto


Cajazeira (Spondias mombin)

Cajá em plena floração no Ceará


A cajazeira é uma árvore que produz frutos de cor amarelados muito apreciado pela população cearense, os frutos servem como fonte de renda adicional para o pequeno produtor, os frutos da cajazeira são muito apreciados pelo excelente sabor de sua polpa, como também no uso de sucos, sorvetes, licores, xaropes, batitinhas, refrescos e como tira gosto em aperitivos.

A cajazeira é também conhecida em outras regiões do Brasil como cajazinha, ambaló, cajá-mirim, ambaró, taparebam taperebá, táperibá e tapiritá.

A cajá é rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, são encontrados frequentesmentes nas várzea, matas de terra firme e argilosas e encostas de planaltos e serras.

A floração da cajazeira ocorre nos meses de Outubro e Novembro, e sua colheita de dá nos meses de Janeiro e Março, o pico da produção ocorre no quadro mais chuvoso de Março e Abril na região Nordeste.

Os principais municípios produtores do Estado do Ceará são, Maranguape, Pacatuba,, Baturité, Fortaleza, Aquiraz , Eusébio, Pindoretama e Cascavel.

O fruto é comercializado no quilo ou litro variando entre R$ 2,00 a 3,00.

Nenhum comentário: